Controles Internos
Os controles internos nas organizações compõem estratégias de gerenciamento que visam organizar e mensurar atividades relacionadas às compras, vendas, faturamento e todas as demais atividades operacionais.
Podendo ser definido como “qualquer ação tomada pela administração para aumentar a probabilidade que os objetivos e metas sejam atingidos. A alta administração e a gerência planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar com razoável certeza essa realização”. (audibra, 1992, p.48).
Sua função é salvaguardar os ativos, e manter um rigoroso monitoramento das questões contábeis e administrativas, o que garante segurança e saúde para a empresa, poupando-a de imprevistos que poderiam significar perdas estrondosas de dinheiro e até mesmo a falência. Quando há a ausência destes nas empresas as principais áreas de risco são:
• Setor de compras;
• Vendas;
• Contas a pagar e a receber;
• Folha de pagamento;
• Estoques;
• Financeiro.
Os controles internos nas organizações devem ser desenvolvidos e acompanhados pela alta gerência, que se preocupa em organizar e dirigir os desempenhos da empresa, assegurando assim que ocorra o melhor desenvolvimento de tarefas e evitando fraudes.