Formação do Preço de Venda
Toda empresa, seja uma indústria, um comércio ou uma prestadora de serviços, precisa saber como realizar com precisão a composição e formação do Preço de Venda dos itens que comercializa ou dos serviços que presta, pois isso permitirá calcular o retorno com a margem de lucro desejada. Muitas pessoas acreditam que a formação do preço de venda é algo que pode ser criado de qualquer maneira, sem uma lógica a ser seguida. Mas existem sim, diversos métodos para calculá-lo.
Um deles e o Método Markup um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto e/ou serviço para a formação do preço de venda. Ele é composto pelas despesas fixas, despesas variáveis e pela margem de lucro estimada, assim, cobre todos os custos e despesas, e garante a lucratividade que se espera.
O primeiro passo para aplicar este método é descobrir quanto custa produzir o seu produto ou serviço, com isto podemos definir que custo e todo valor que incide diretamente sobre a produção de um produto ou prestação de serviço, podendo ser estes mão-de-obra direta, matéria-prima, embalagem, etc.
Logo, teremos que avaliar o valor das despesas administrativa e comerciais e quanto representam do faturamento. Conceituando despesas como todo valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa e a estrutura administrativa.
Por último, temos que conhecer a carga tributária que incide sobre nosso produto e/ou serviço. Como também definir o percentual de lucratividade desejado.
Além do aspecto financeiro, a definição do preço de venda deve levar em conta o aspecto mercadológico. O preço deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e de qualidade. Se o preço praticado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deverá refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade de seu negócio ou reduzir custos.